quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Estranho Era Se Eu Olhasse Para Trás E Não Me Sentisse Ridícula!

E de repente alguém decide ir buscar o velho álbum de fotografias ou abrimos simplesmente a nossa primeira foto de perfil do facebook. As nossas bochechas começam a corar e sentimos um aperto no estômago... Mas como é que eu já tive aquele corte de cabelo (como aquele na foto em baixo)? E onde raio é que fui buscar aquelas roupas? E depois paramos para observar melhor a fotografia... "Esperem lá, mas sou mesmo eu?". Sim, é mesmo você. E estas são das situações mais fáceis de explicar, pois sempre podemos dar a desculpa que era o que estava na moda na altura. O pior mesmo é quando lhe mostram uma fotografia daquele rapaz por quem já teve uma queda. Ele afinal não tinha assim tanto estilo, era só piroso. Ele afinal não era inteligente nem era nada, só tinha mesmo a mania de que era espertalhão. Mas naquela altura você daria tudo para que ele trocasse só um olhar consigo... Agora sim, não existem desculpas para explicar a sua antiga paixão. Mas a verdade é: você não tem que ter vergonha do que aconteceu no seu passado!



Agora num tom mais a sério, por vezes sentimos vergonha de determinadas atitudes que já tivemos no passado, ou mesmo falta delas. E não há como impedir o nosso cérebro de reproduzir o famoso pensamento "Ai se fosse hoje...". É inevitável. Eu própria durante esta semana me deparei com tal situação. E foi nessa altura que percebi o quão importantes são esses momentos em que não tive uma resposta à altura ou fiz algo que hoje definitivamente não faria. Se eu não tivesse um passado, hoje eu seria uma pessoa exactamente igual àquela que se pode ver no velho álbum de fotografias. Porque foi o caminho que eu percorri que me permitiu ver e compreender o que é errado e certo, o que eu devo fazer e o que devo evitar, se devo confiar em alguém ou não. Sem estas experiências eu nunca me iria sentir ridícula ao relembrar determinados momentos do meu passado, porque eu ainda seria tal e qual essa pessoa, com todo um caminho pela frente para aprender...

Sem comentários:

Enviar um comentário