quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ser Mulher no Séc. XXI é ter mais direitos no papel e mais deveres na prática.



Ser mulher hoje em dia é ser mulher e homem ao mesmo tempo. A mulher continua a ser infelizmente a maior responsável no que toca às limpezas da casa, ao cuidar dos filhos e ao fazer o marido feliz. Mas agora as mulheres têm os mesmos direitos: também trabalham! Por isso mesmo a mulher tem que encaixar todas as tarefas para as quais já estava destinada para depois das cinco da tarde, hora a que sai do emprego. E o homem? Continua só a trabalhar, como sempre. Mas esperem! Que nós, mulheres, não temos agora que nos confinar a aprendizagens e deveres meramente femininos. Hoje em dia já é visto com bons olhos se a mulher já sabe mudar o pneu ou desentupir os canos. Hoje as mulheres podem muito bem carregar os sacos das compras ou a garrafa do gás, os tempos agora são outros.Tratamos da papelada que o banco precisa e garantimos que as contas são pagas a tempo. 





Não estou aqui a retratar nenhum caso específico, apenas um desabafo do que vejo na nossa sociedade. A mulher nunca teve tantas responsabilidades e trabalho. Chega do emprego e começa o trabalho de "mulher" e mãe. O homem, esse, continua a chegar do trabalho e a sentar-se no sofá até o jantar estar pronto. Bem sei que muitas vozes masculinas vão aqui exercer a sua revolta, mas estou mais uma vez a reportar a moderna visão da mulher de uma forma generalista sim, porque é esse o verdadeiro retrato da sociedade, as excepções são para as regras.

Os direitos estão no papel, não na mentalidade. Ainda sofremos olhares quando nos divertimos, quando nos arranjamos, todas bonitas, porque é sinal de que queremos induzir uma pequena erecção nos homens sentados no café. Somos criticadas pela sogra se o marido cozinha enquanto nos sentamos no sofá a ver um filme, nem que seja por uma vez. E se a casa está suja, a vergonha é da mulher, o homem coitado teve fraca sorte por ter ficado com tal dona de casa incompetente. Lutámos pelos nossos direitos e acabámos por aumentar também os nossos deveres. A luta ainda nem começou, por isso não gosto de ouvir a frase "Hoje existe igualdade de direitos.". Uma frase dita na televisão não muda mentalidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário