sábado, 14 de janeiro de 2017

Uma pequena diferença... Um grande amor.

Sim, o meu namorado (o Lu) tem uma deficiência física. E sim, eu nem me lembro desse pequeno pormenor a maior parte dos dias!

Hoje, no "Conheça-me melhor!", queria falar de algo muito especial. Algo privado e íntimo, tanto que tive que pedir autorização ao Lu para publicar este texto. Não porque o tema me incomode. Já lá vai o tempo em que os olhares dos amigos e familiares me incomodavam. Já lá vai o tempo em que não sabia como introduzir o tema do "namorado deficiente". No início não é nada fácil, são mais as pessoas que te deitam abaixo do que aquelas que se prestam para te apoiar. Mas isso foi há muitos anos atrás e ainda escreverei sobre esses tempos, mas não hoje. Hoje quero falar da vida que temos, normal. Normal, do mais normal que há. Trabalhamos, aproveitamos os feriados, vamos ao supermercado e aos saldos. Jogamos ao UNO depois do jantar e damos pelo menos um abraço todos os dias. Todos os anos fazemos cerca de oito viagens de avião e lá entramos nós no aeroporto, com malas, com uma cadeira de rodas e com a caixinha da Roma ao colo do Lu. Sim, há pessoas que olham para nós e sorriem, mas eu acho que é por causa da nossa gata Roma que adora viajar. Temos de pedir assistência para que nos carreguem as malas, mas até o Castelo Branco não consegue resistir a este serviço VIP.





O Lu tem dificuldades em caminhar ou a movimentar-se, mas isso já não é novidade para nós e faz parte da nossa vida de uma forma natural. "Vamos almoçar fora?", pergunta-nos um amigo. "Sim, claro. Conheces algum restaurante aqui perto sem escadas?". Estes discursos tornaram-se também eles normais. Eu estendo-lhe o braço para o apoiar, mas é ele o meu pilar. O Lu tem o jantar pronto quando chego a casa, o Lu lava a louça e às vezes (muito mais raramente!) leva-me o pequeno-almoço à cama. O Lu sofre por vezes com olhares cheios de descriminação de pessoas que apesar de aparentemente normais, têm uma mentalidade deficiente, e isso é mil vezes pior. O Lu já passou muito, na escola e na vida, mas não se queixa, segue em frente, devagarinho claro para não cair! O Lu tem hoje uma carreira de sucesso e tem uma vida  normal, respondendo com atitudes àquilo que tanta gente duvidou. O Lu achava que eu nunca quereria partilhar uma vida a dois com ele. O Lu estava errado, pois ele não percebeu de que era ele que me estava a salvar enquanto eu me afundava por entre águas tenebrosas.

O Lu conquistou-me com o seu bom humor. E eu conquistei-o com um texto. E hoje somos um só.

Sem comentários:

Enviar um comentário