segunda-feira, 12 de junho de 2017

Aquilo Que Ninguém Quer Ler

Hoje decidi escrever aquilo que ninguém quer ler. Muitos são os textos perfeitos que correm por essas redes sociais, que nos enchem de palavras como "Tu vais conseguir" ou "Amanhã tudo vai ser diferente". Não é que eu não concorde com estas mesmas frases, simplesmente acho que são partilhadas tão ferozmente que acabam por ser lidas com um tom de voz mental neutro. Se por um lado devemos cultivar a nossa auto-estima, por outro devemos fazer desse procedimento algo especial e íntimo, e não uma leitura corriqueira qualquer enquanto vasculhamos as fotos dos amigos.

Pois bem, mas se frases bonitas com flores como fundo são o que aparentemente todos nós gostamos de partilhar, o que é que realmente ninguém quer ler? Ninguém escreve sobre um fracasso que tenha tido. Sobre como foi enganado. Sobre como foi traído e ingénuo. Sobre como não conseguiu pagar a prestação até ao fim do mês. Ninguém publica o seguinte estado: Diana está a sentir-se deprimida porque mais uma vez não conseguiu concretizar o seu sonho. Hoje a vida tem de ser perfeita e não há espaço para a tristeza. Ou então somos uns fracassados. Quando algo corre mal partilhamos uma foto com uma frase qualquer sobre como ultrapassar os maus momentos ou mudamos a foto de perfil, para que todos vejam o nosso sorriso sincero e feliz. 

Não! Eu sou a primeira a incentivar a auto-confiança nos meus textos, mas a vida não é tão simples como aquilo que todos artificialmente querem fazer parecer. Não! A vida é feita de baixos e altos, mas para realmente alcançar os altos é preciso viver os baixos. E não maquilhá-los. É preciso chorar, é preciso pensar, é preciso sentir a dor. Quando olho para trás percebo que muitos dos momentos dolorosos foram necessários. Se calhar não todos, admito, mas como poderíamos saber que afinal não podemos confiar naquele amigo se não tivéssemos passado pela dor da traição? 




Aquilo que ninguém quer ler é: eu acordo despenteada e não, não acordo maquilhada como nas fotografias dessas raparigas que andam por aí a circular; eu transpiro tanto, mas tanto nos dias de calor que chego a casa toda pegajosa; eu choro às vezes e outras magoo também; eu quando acabo de comer bolo de chocolate fico com a cara toda pegajosa e suja. 

E você?

Sem comentários:

Enviar um comentário